Eis que surge a questão: Como gerenciar as redes sociais do meu negócio?
O gerenciamento das redes sociais envolve diversos passos, e não somente postagens aleatórias. É preciso planejamento e acompanhamento das interações para se conseguir bons resultados. Por isso, abaixo separei alguns tópicos importantes que mostram como gerenciar redes sociais.
Atualmente, a maioria das empresas já tem uma forte presença na web, porém muitas não trabalham esta vertente do marketing digital com o cuidado que deveria. É aí que sua empresa ou serviço deve se diferenciar!
Para se destacar, você deve enxergar as mídias sociais como a melhor oportunidade de comunicar, interagir, promover seus serviços ou produtos no mundo digital.
É preciso definir uma estratégia e posicionamento da empresa, criar conteúdo original e monitorar os resultados. O indicado é que exista um profissional dedicado a estas tarefas, um analista que se dedicará exclusivamente para trazer resultados reais através das mídias sociais.
Quais redes sociais minha empresa precisa ter?
Uma dúvida muito comum sobre como gerenciar redes sosiais, é saber aonde focar o gerenciamento, visto que existem dezenas de redes, cada uma com suas particularidades.
Para isso, é preciso analisar qual delas é mais adequada para cada negócio. O facebook e o Instagram são duas das principais opções, visto que atualmente são as redes onde o maior público está presente. Porém, deve-se estudar quem é o seu público-alvo (a chamada “persona”) e saber quais redes ele frequenta, afinal investir esforço, tempo e dinheiro sem foco não é o que trará retorno a sua empresa.
Outra questão é que não adianta ter inúmeras contas pela web se você não consegue atualizar todas ou mesmo utilizar de maneira que traga benefícios para seu comércio.
Como estabelecer minha estratégia de redes sociais?
A estratégia antes da ação é o que trará os reais benefícios ao seu negócio. Por isso, é preciso definir os objetivos de se estar presente nas rede sociais, gerar tráfego e contatos de clientes em potencial (os chamados Leads) para finalmente colher os frutos de uma boa gestão.
Exemplificando, sua estratégia de como gerenciar redes sociais poderia ser: focar na divulgação da sua marca; aumentar fluxo no site; comunicar-se com os clientes; informar através de posts educativos; ou mesmo vender. Porém o ideal é que haja foco em apenas um desses objetivos. Objetivo este que pode mudar conforme o tempo.
O que devo publicar nas mídias sociais?
Parece óbvio, mas suas publicações devem seguir o mesmo objetivo de sua estratégia.
Por exemplo, se sua estratégia for informar ou educar através de marketing de conteúdo (o que pode torná-lo referência no seu ramo de atuação), seus posts devem ser trabalhados com muitos conceitos e ideias relevantes para seu público-alvo, dar dicas, exemplos e detalhes sobre seu negócio ou produto, comunicar novidades no ramo de seu negócio, etc. Veja por exemplo este post que você está lendo, sobre como gerenciar redes sociais. Estou ajudando meu público-alvo com informações relevantes, e ao mesmo tempo fortalecendo meu vínculo com potenciais clientes.
Porém, entre um post e outro focado em sua estratégia, você também pode rechear a sua fanpage com informações da própria empresa, posts com datas comemorativas, imagens ou vídeos divertidos para criar interação com os seguidores, divulgar eventos entre outros. Só não vale postar mais do mesmo! Criatividade e originalidade contam muito para o sucesso de sua fanpage!
Qual a melhor frequência de publicações nas redes sociais?
É muito importante que seja definido um calendário de publicações, e que ele seja cumprido com exatidão.
É interessante que se publique diariamente, (e adivinhe) sempre focado em sua estratégia.
Suas redes sociais devem estar sempre atualizadas e sempre monitoradas, para que se possa avaliar sua evolução e cumprimento das metas estabelecidas na fase de estratégia. Deve-se buscar publicar conteúdos ricos e atraentes, que os usuários se interessem pelo título ou imagem e compartilhem após consumi-lo.
No começo, parece muito difícil possuir tanto conteúdo para manter uma rotina de publicações, porém conforme sua estratégia e experiência evolui, muitos insumos vão surgindo e sua presença na web vai se consolidando, tornando cada vez mais fácil e natural mantê-la.
Pode-se também publicar conteúdos de terceiros que acrescentem ao seu negócio, tomando o cuidado de sempre incluir os créditos originais.
Caso possua um blog onde divulga novidades, por exemplo, você pode publicar o mesmo post diversas vezes em suas redes sociais, de preferência sempre em dias e horários diferentes, para que diferentes públicos possam ter a chance de encontrá-lo.
O importante é publicar posts relevantes para o seu público e se fazer presente com qualidade.
Como gerenciar redes sociais utilizando ferramentas de publicação programada.
Embora não seja uma ferramenta obrigatória, existem diversos programas que permitem o agendamento dos posts para que sejam publicados nos dias e horários que você especifique, como o Hootsuite, Buffer e muitos outros. Isto pode facilitar muito o trabalho de quem gerencia diversas contas ou diversos clientes ao mesmo tempo, principalmente quando há uma frequência alta de publicações.
O interessante é que a maioria dessas ferramentas possuem sistemas de análise e relatórios, que ajuda muito na análise dos resultados. Vale a pena testá-las!
Não é meu intuito listar aqui todas essas ferramentas, mas sim citar apenas para que você saiba das possibilidades na hora de gerenciar ou contratar um profissional da área. 🙂
Interação com o público das redes sociais.
Os seguidores devem ter sua atenção, seja para tirar uma dúvida, elogiar ou mesmo criticar um produto ou serviço de sua empresa. O canal de comunicação aberto com os clientes é muito importante e deve ser levado a sério, com muita responsabilidade. De preferência, a maioria dos comentários e chats devem ser respondidos prontamente, sempre com cordialidade, respeito, boa vontade e apresentando soluções caso haja alguma insatisfação – afinal, o cliente tem sempre a razão, certo?
Isto demanda que sempre haja uma pessoa disponível para das atenção a estes clientes. Não é fácil, mas o resultado pode ser bastante valioso para a empresa. Afinal, o seguidor sentindo-se acolhido e tendo uma boa experiência com sua marca, torna-se um aliado poderoso que poderá difundir suas qualidades web a fora.
Quanto a forma de se comunicar com o cliente, deve-se estar sempre de acordo com a identidade da empresa e com o perfil de seu público. A escolha das expressões e palavras de sua comunicação devem fazer sentido com seu estilo de abordagem. Uma comunicação mais informal e divertida pode ser positiva em muitos casos, mas também pode não representar bem uma empresa que sugere um estilo mais formal em sua identidade. Resumindo, haja e interaja naturalmente, seguindo sua identidade!
Se quer aprender como gerenciar redes sociais, aprenda como medir o desempenho de suas contas
Seja uma loja, clínica, profissional liberal… Você deve medir seus resultados e utilizá-los para promover mudanças com o intuito de atingir cada vez mais resultados.
Dependendo de sua estratégia e do seu principal objetivo, haverão métricas mais importantes que deverão ser analisadas com maior cuidado. Por exemplo, se seu objetivo principal é gerar tráfego em seu site, você provavelmente deverá utilizar o google analytics para conferir se os acessos estão de fato aumentando e de onde, exatamente, estão vindo estes acessos. Com tais dados em mãos, você saberá quais posts estão trazendo mais resultados, quais não estão convertendo, qual o perfil do seu público e em quais temas está seu maior interesse… Enfim, é possível lapidar a estratégia e com isso buscar formas de otimizar a criação de conteúdo.
Como gerenciar redes sociais profissionalmente?
Devido a importância da social media para seu negócio no mercado atual, é prudente que a gestão seja feita de maneira informada e atualizada. Portanto, é imprescindível estudar sobre o assunto e procurar atualizar seu negócio com presença digital.
Mas como diz o ditado “cada macaco no seu galho”, um profissional social media com certeza trará melhores resultados e estará muito melhor preparado e focado para realizar esta importante tarefa.
Como profissional liberal, acabo me moldando as necessidades dos meus clientes, que chegam com suas demandas e acabam me fazendo abraçar, estudar e aprender novos ramos de atuação. Atualmente tenho trabalhado muito na vertente de social media, principalmente na criação de conteúdo original.
Acho que deu para perceber pelo teor deste post que o trabalho pode ser bastante complexo e desafiador, assim como gerenciar redes sociais! Certo?
Entre em contato e solicite um orçamento, sem compromisso!
Conte comigo como seu Social Media! 😀