• Home
  • Site
  • Web designer freelancer – etapas de criação de um site.
web-designer-freelancer

Web designer freelancer – etapas de criação de um site.

Web designer freelancer

Se você procura um web designer freelancer para criar o site da sua empresa, sua busca acabou!

Como profissional da área, separei algumas dicas para garantir que seu endereço online tenha qualidade. Ou seja, que forneça todas as principais informações necessárias para se tornar um ótimo canal de comunicação entre você (ou sua empresa) e seus clientes.

“Criando um site de qualidade você já estará na frente da maioria de seus concorrentes”.

Eu posso te ajudar! Sou webdesigner freelancer! 🙂

sou web designer freelancer

Sim, sou web designer freelancer e estou aqui para resolver sua presença online!

Antes de mais nada é importante entender suas necessidades e planejar. Saiba por onde começar!

O que preciso ter antes do web designer freelancer criar meu site?

Domínio

Antes de tudo deve-se escolher um bom domínio no Registro.br.

Faça uma boa pesquisa e estude possíveis domínios que façam sentido para sua marca, considerando sempre quais deles já estão em uso por outras empresas.

Em outras palavras, procure escolher um nome conciso, que seja fácil de lembrar e digitar, sem dar margem para erros de grafia ou digitação.

Hospedagem

Com seu domínio registrado, é hora de contratar um bom serviço de hospedagem.

A hospedagem é o serviço de alojamento de todos os arquivos que compõe seu site, acessíveis via web. 

São muitas as empresas que oferecem hospedagem, com bastante variação de preços, planos e ferramentas.

Dependendo da robustez de seu site, seu tráfego e funcionalidades, pode-se avaliar se será suficiente uma hospedagem básica ou um serviço mais completo.

Nesse sentido, o importante é que o serviço contratado consiga atender seu volume de acessos, que tenha espaço suficiente para comportar todo o conteúdo do seu site e que tenha um suporte decente, com resolução rápida de eventuais problemas.

Definição da estrutura do site: Planejamento.

Web designer freelancer wireframe

É importante organizar as informações que deseja apresentar em seu site, seja num arquivo de texto ou em um organograma.

Pense no conteúdo da página inicial, qual a hierarquia de informações. Detalhe quais seriam os principais itens do menu e como estariam ligados por botões e links.

Pesquise os sites de seus concorrentes, analise o mercado e o comportamento do público.

Ao contatar um webdesigner ou uma agência para obter um orçamento, será necessário apresentar essas informações básicas de estrutura. Assim, o profissional poderá entender quais os recursos necessários e estimar o prazo de entrega.

Conteúdo conciso – Informações mais importantes primeiro

“Só existe uma chance para causar uma boa primeira impressão.”

Seu site precisa informar de forma clara o que é mais importante, principalmente na página inicial. 

É necessário que seus clientes tenham um bom resumo de quem você é. Seus conceitos, diferenciais, serviços ou produtos oferecidos, e os contatos de sua empresa.

Nesse ínterim, ao contratar um web designer ou agência para a criação de seu site, todas essa hierarquia de informações são levadas em conta. Dessa forma, otimiza-se a navegação intuitiva, tornando seu conteúdo apropriado para a melhor indexação no google. 

SEO

Web designer freelancer SEO

Invista em uma boa criação de textos e em um bom layout. Esses serão seus principais argumentos para convencer seu cliente a fechar o negócio com você.

Definitivamente a produção de textos persuasivos podem alavancar o engajamento dos usuários e elevar também o volume de vendas. Existem técnicas e gatilhos para produção de conteúdos que convencem o cliente a tomar uma ação específica. Portanto podemos contar com a ajuda de um Redator ou Copywriter, profissional focado em tais tarefas.

Sob o mesmo ponto de vista, importante também salientar a escrita com conhecimento de SEO (search engine optimization). Tal técnica visa otimizar o texto para que atenda os fatores de ranqueamento do google.

Criação do Layout para site

Web designer freelancer Layout

A atratividade e usabilidade são muito importantes quando se está disputando espaço no mercado virtual.

Embora os mecanismos de busca não consigam “enxergar” as qualidades estéticas do layout (e sim seu conteúdo), é através delas que os usuários são atraídos a permanecer em suas páginas.

Assim, o website deve priorizar as necessidades de seus clientes, focando em sua experiência ao utilizá-lo, facilitando sua navegação e tornando mais amigável o acesso ao seu conteúdo.

A partir das qualidades do logo e das características da sua empresa, o designer trabalhará a identidade visual. Assim o visual do seu site instigará confiança e credibilidade para sua audiência.

A estética do seu site deve refletir a essência do seu trabalho e comunicar com o cliente final de forma simples, através de detalhes. Ou seja, cores, tipografia, legibilidade, gráficos, ícones, texturas, símbolos, estilo da diagramação e composição visual como um todo.

Imagens e ilustrações – O que esperar do web designer freelancer?

Tenha em mente que são poucas as pessoas que gostam de investir tempo lendo grandes textos (como este rs).

Sobretudo é importante trabalhar boas ilustrações como complemento para os textos, tornando a experiência mais visual, leve e interessante. Afinal, uma imagem pode transmitir muito além das palavras! 

Pode ser que ao criar seu site, você consiga produzir ou contratar a produção de imagens originais, seja de seus produtos, do seu local de trabalho, de sua equipe, de seu portfolio, etc. Neste caso, seu conteúdo será muito mais rico e único, visto que nenhum outro site possuirá as mesmas mídias.

No entanto é muito comum a utilização de bancos de imagens (gratuitos ou não), que ajudam a compor o visual do seu site. Logo, deixe claro ao webdesigner que tipo de imagem gostaria de utilizar, e se for o caso, peça para que faça a seleção das imagens.

A variedade e qualidade de tais bancos de imagem são muito vastas, portanto sobram opções para escolha da imagem ideal.

Templates (Temas prontos) e Plataformas gratuitas de criação de site. Qual é o trabalho do web designer freelancer neste caso?

Você já deve ter visto plataformas automáticas de criação de sites com fácil gerenciamento de conteúdo, o que exclui a necessidade de contratação de um web designer freelancer ou agência.

Antes de mas nada, tais ferramentas tem como objetivo atender um público que procura agilidade e baixíssimo custo. A desvantagem é que são muito “engessadas”. Poucas possibilidades de personalização que tornam os sites impessoais e menos atrativos.

Site Responsivo

Web designer freelancer responsivo

O site responsivo se adapta perfeitamente aos diferentes formatos e tamanhos de tela, seja celular, tablet ou desktop.

Ou seja, tal funcionalidade é obrigatória e imprescindível para um bom posicionamento nos resultados de pesquisa nos buscadores.

Programação – Back End

Esta etapa é muito importante e depende de um bom profissional que transformará o layout estático em um site vivo e operante. Contendo, portanto, todas as funcionalidades predeterminadas na etapa anterior.

Um bom profissional utilizará apenas o necessário para cumprir tal projeto, resultando num código limpo e eficaz, dessa forma otimizando a navegação e a performance como um todo.

Hora do Web Designer Freelancer realizar testes e publicar

Finalmente, a última etapa da programação é testar o projeto em diferentes navegadores e dispositivos, para corrigir eventuais erros e validar a versão final com o cliente.

Após ajustes e aprovação, está pronto, em fim é só publicar! 

Sou web designer freelancer! Precisa de um orçamento para criação de site?

Acredito que as informações desse post ajudem a explicar as principais etapas sobre a criação de um site.

Portanto, espero que depois desta leitura eu possa ter colaborado com seu entendimento do processo e a partir daqui colocar-me a disposição para orçar a criação do seu site.

Entre em contato agora! Eu posso criar um site profissional para você ou sua empresa!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

como gerenciar redes sociais

Aprenda como gerenciar redes sociais

Eis que surge a questão: Como gerenciar as redes sociais do meu negócio? O gerenciamento das redes sociais envolve diversos passos, e não somente postagens

identidade-visual

Identidade Visual

  É no logotipo que a identidade visual começa, mas ela vai muito além! É através da Identidade Visual que sua marca é apresentada para

o-que-e-briefing?

Briefing

Uma etapa imprescindível não só para se conseguir trabalhar, como para gerar um orçamento adequado, o Briefing é um grande aliado do profissional de criação