o-que-e-briefing?

Briefing

briefing

Uma etapa imprescindível não só para se conseguir trabalhar, como para gerar um orçamento adequado, o Briefing é um grande aliado do profissional de criação e (num primeiro momento) pode ser um problema para o cliente.
Para realizar qualquer trabalho, escolar, de faculdade ou profissional, precisamos estabelecer quais são os problemas, necessidades e propósitos de um serviço ou produto para direcionarmos nossa produção. Para isso, o melhor a se fazer é uma minuciosa coleta de dados. Sim! Briefing pode ser resumido como coleta de dados! 🙂

coleta de dados - FÁCIL

Quando o trabalho é feito para um cliente, e não para nós mesmos, a passagem dessas informações deverá acontecer através de um questionário ou reunião onde serão discutidos importantes itens para a compreensão de cada projeto. É aí que o Briefing pode se tornar um empecilho para o cliente! Afinal, ele deverá transmitir as informações com a profundidade necessária, objetividade, eficácia e sem omissões… Ou seja, antes de solicitar um orçamento, o cliente precisará estudar suas necessidades! O profissional de criação deve se prontificar para ajudar o cliente na descoberta dessas informações, tirar suas dúvidas assim como sugerir soluções práticas com o menor custo possível.

Para ilustrar o post, abaixo exemplificarei o briefing de criação de mascote para um blog:

exemplo briefing

  1. Qual o nome e URL do blog? Já possui marca?
  2. Que tipo de conteúdo é veiculado no blog? (Ex.: Humor, Resenhas Livros, Tirinhas, Podcast, Downloads, etc)
  3. Qual o público-alvo do blog?
  4. 

Pretende utilizar o mascote em produtos ou materiais impressos?
  5. Já tem alguma ideia ou exigência para o mascote? Deverá ser “Humano” ou “Animal”? Se optar por animal, alguma sugestão?
  6. 

Ele usará algum acessório (Ex.: Boné, Pulseira, Relógio, etc.) ?
  7. Quais as características pretende passar com o mascote? (Ex.: Alegria, Carisma, Mau-Humor, Honestidade, Preguiça, etc)
  8. Tem preferência por estilo de desenho (Cartoon, Realista, Mangá, etc) ? Alguma referência?
  9. Seu blog possui concorrentes que tenham mascote? Se sim, liste as URLs abaixo.
  10. 

Quantas poses do mascote serão necessárias?

Obs.: Procure detalhar ao máximo cada resposta. Com este direcionamento fica mais fácil atingir o resultado esperado no menor tempo possível. Se tiver alguma dúvida ou precisar de sugestões, sinta-se à vontade para entrar em contato!

Ciente de todo o universo que engloba o cliente e o produto, o ilustrador estará apto a elaborar o orçamento do trabalho de forma adequada.
Orçamento aprovado e trabalho em andamento, outras questões podem surgir e novos questionamentos deverão ser feitos. O ideal é que a comunicação cliente/profissional seja ágil e objetiva para não comprometer prazos e processo criativo.
É isso, espero ter ajudado a esclarecer este termo tão utilizado em nossa profissão. Ficou alguma dúvida? Sugestão?

Obrigado pela visita!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

VEJA TAMBÉM:

2 comentários em “Briefing”

Comentários encerrados.

Posts Relacionados

identidade-visual

Identidade Visual

É no logotipo que a identidade visual começa, mas ela vai muito além! É através da Identidade Visual que sua marca é apresentada para o