MENU

Identidade Visual

  É no logotipo que a identidade visual começa, mas ela vai muito além! É através da Identidade Visual que sua marca é apresentada para o mercado, para a sociedade e seus consumidores. Sacou a importância? 😉 Podemos definir identidade visual como um conjunto de elementos gráficos que juntos representam, de maneira sucinta, um nome, produto, empresa, serviço, etc.   Como se dá a criação de uma Identidade Visual?   O processo de criação de uma identidade visual começa com uma vasta pesquisa. Primeiramente, o próprio cliente deve estar muito bem informado sobre seu negócio, saber se posicionar e fornecer um briefing bem claro ao designer. Este, por sua vez, deve analisar as informações, as características do negócio do cliente, seus diferenciais, sua proposta, sua visão frente seu ramo de atuação, sua concorrência e todos os possíveis e imagináveis detalhes que se possa conhecer. O importante é recolher o máximo de informações que direcionarão as fases posteriores da criação. Cada profissional da área de criação tem sua metodologia. Geralmente, depois da pesquisa vêm o Brainstorm (não estou falando do B9), que nada mais é do que o levantamento e anotação (sem censura ou escrúpulos) das primeiras ideias e possíveis soluções para […]
Read More ›

Briefing

Uma etapa imprescindível não só para se conseguir trabalhar, como para gerar um orçamento adequado, o Briefing é um grande aliado do profissional de criação e (num primeiro momento) pode ser um problema para o cliente. Para realizar qualquer trabalho, escolar, de faculdade ou profissional, precisamos estabelecer quais são os problemas, necessidades e propósitos de um serviço ou produto para direcionarmos nossa produção. Para isso, o melhor a se fazer é uma minuciosa coleta de dados. Sim! Briefing pode ser resumido como coleta de dados! 🙂 Quando o trabalho é feito para um cliente, e não para nós mesmos, a passagem dessas informações deverá acontecer através de um questionário ou reunião onde serão discutidos importantes itens para a compreensão de cada projeto. É aí que o Briefing pode se tornar um empecilho para o cliente! Afinal, ele deverá transmitir as informações com a profundidade necessária, objetividade, eficácia e sem omissões… Ou seja, antes de solicitar um orçamento, o cliente precisará estudar suas necessidades! O profissional de criação deve se prontificar para ajudar o cliente na descoberta dessas informações, tirar suas dúvidas assim como sugerir soluções práticas com o menor custo possível. Para ilustrar o post, abaixo exemplificarei o briefing de criação […]
Read More ›